Como descobrir o seu público comprador

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Conectar‑se com seus potenciais compradores é um elemento essencial para a sobrevivência do seu negócio.

Conectar‑se com seus potenciais compradores é um elemento essencial para a sobrevivência do seu negócio.

Por isso, criamos um passo a passo para você aprender a definir o seu público-alvo, e ter sucesso nas vendas. O marketing Digital passou a ser centrado em estratégias de marketing digital voltadas no estudo do consumidor.

Com esse foco, as empresas podem desenvolver estratégias mais relevantes e alinhadas a sua persona.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais pontos que devem ser considerados para atrair o público comprador certo.

Continue a leitura para saber todos os detalhes!

Nicho de mercado

Nicho é um segmento dentro de um mercado maior. Para segmentar corretamente, é fundamental saber qual é a área de atuação da empresa, para quem ela é direcionada e qual é o produto ou serviço oferecido.

Por exemplo, uma marca de fones de ouvido atua no mercado de eletrônicos e no nicho de equipamentos de som.

Cada nicho de mercado tem particularidades que ajudam a identificar o público comprador. Voltando ao exemplo dos fones de ouvido, diante de um modelo colorido e com estampas, é possível deduzir que adolescentes fazem parte do público-alvo da marca.

 Solução oferecida

Falando em solução, o produto resolve o problema de quem? Pensar no principal benefício e no motivo da compra é fundamental para identificar quem é o público perfeito para consumir o produto ou serviço.

Pesquisa de marketing

Contar com pesquisas para identificar quem é o público-alvo é uma vantagem competitiva reconhecida por todas as empresas. Para cada questão a ser respondida, existe um tipo de levantamento mais indicado e vários métodos que podem ser aplicados.

Geralmente as pesquisas de marketing são exploratórias, descritivas ou experimentais.

Dados internos

Os dados armazenados em sistema corporativo são capazes de gerar informações pertinentes para saber quem é o público comprador.

Pelos registros em programas ou plataformas da empresa, é possível extrair os dados e analisar o perfil de quem compra pelos cadastros e históricos. A sazonalidade das compras também podem ser observadas, assim como o desempenho e o ciclo de vida de cada cliente.

Ferramentas on-line

Muitos aplicativos e ferramentas on-line estão disponíveis para ajudar as empresas a identificar os seus consumidores. As redes sociais e os sites de busca já disponibilizam funcionalidades que entregam informações do público que acessam determinadas páginas. Também identificam tendências conforme a procura dos consumidores na internet.

Utilização do produto

A forma como o consumidor utiliza os produtos e serviços auxilia na identificação do público que consome as soluções da empresa. Voltando ao exemplo citado no inicio deste blog-post, a marca de fones de ouvido poderia desenvolver um modelo para atender adolescentes depois de constatar que os donos de produtos tem o hábito de emprestá-lo para os seus filhos.

Basicamente, saber como os produtos e serviços são utilizados é essencial para conhecer quem já é cliente e expandir o número de consumidores da marca.

Conclusão

Na internet, inicialmente você não deve pensar em atingir o maior número de pessoas, e sim aparecer para o cliente certo. Após isto feito, é que vem o fator de escala!

Mas este é um assunto para outro conteúdo. Compartilhe estas informações com outras pessoas.

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